Objetivos do curso
a) Buscar a formação de recursos humanos de alto nível para contribuir efetivamente no desenvolvimento do conhecimento de fronteira em ciência na área de Administração;
b) Promover avanços significativos de conhecimento na área de Administração;
c) Buscar constantemente a consolidação de grupos de pesquisa existentes e formação de novos grupos;
d) Buscar a ampla difusão do conhecimento científico em meios adequados.
Filosofia do curso
O curso está voltado para o desenvolvimento do conhecimento na Área de Administração.
A atividade central do programa é a tese de doutorado, devendo a organização das demais atividades contribuir para a capacitação e a formação do aluno, possibilitando a elaboração de um trabalho de alta qualidade. Através deste trabalho, o aluno deverá mostrar domínio não somente do tema escolhido, mas também um conhecimento teórico amplo da linha de pesquisa em que se insere.
A tese deverá demonstrar originalidade no tratamento do tema e trazer contribuições para a teoria e práticas administrativas. O domínio da metodologia escolhida é fundamental, mas é importante também que o candidato ao título demonstre conhecimento de metodologias alternativas.
Com essa ênfase, as disciplinas e matérias específicas são orientadas de forma complementar e colaborar aos objetivos da tese, bem como do desenvolvimento da Linha de Pesquisa. Consequentemente, os cursos oferecidos focalizarão questões epistemológicas, de métodos de pesquisa, de prática de docência, além de disciplinas cujo conteúdo contribuam para o domínio teórico e consequentemente da Linha de Pesquisa da Tese.
Como o curso é fundamentalmente dirigido à formação mais profunda do pesquisador/professor e a produção científica, a qualidade do programa fica estruturada, de um lado, na capacidade de trabalho em equipe do aluno e na orientação dos professores e, de outro, na qualidade da tese e da produção acadêmica.
O programa estabelece como política normativa que os alunos de doutorado devem produzir cientificamente com seus orientadores.
A atuação do Colegiado do Curso de Doutorado na monitoração do programa do estudante será fundamental para o sucesso do aluno e do Curso de Doutorado como um todo. O Colegiado instituiu mecanismos de acompanhamento do aluno, bem como da eficiência do trabalho orientador/estudante. Dessa forma, o Colegiado avaliará anualmente cada Doutorando quanto a:
- Cumprimento das disciplinas e respectivos conceitos;
- Desenvolvimento do trabalho de tese;
- Participação nas Atividades Extra-Curriculares do CEPEAD;
- Avaliação da produção acadêmica;
- Participação nas atividades do grupo de pesquisa;
- Participação nas atividades didáticas;
- Desempenho do aluno no Exame de Qualificação, quando for o caso;
- Desempenho do aluno no Projeto de Tese, quando for o caso;
- Dedicação ao Curso;
- Recomendação ou não a permanência do mesmo no Curso.
Cabe ao Colegiado promover atividades que venham ajudar e favorecer o desenvolvimento da produção científica, tendo por objetivo, além da tese de doutorado - que poderá ser transformada em livro - a produção de, no mínimo, um paper publicado por ano pelo aluno de doutorado.
Duração do curso
O curso de Doutorado em Administração tem a duração mínima de dois e máxima de quatro anos, iniciando-se no primeiro semestre de cada ano.
Público alvo
Profissionais predominantemente com disposição para trabalhar na fronteira do conhecimento, com capacidade para tratamento e resolução de problemas complexos na área de ciências sociais aplicadas a interesse em carreira de pesquisador. Preferencialmente com o grau de mestre concluído em alguma das várias linhas de conhecimento e que tenham condições de dedicarem-se ao trabalho de pesquisa por período de até quatro anos.
O Programa admite candidatos de várias áreas de formação e de conhecimento, devidamente credenciados e que interessem em contribuir para a área de administração.