Laboratório

Temos um Centro de Informática onde se encontram máquinas e recursos de software para pesquisas para apoiar atividades dos nossos alunos. O Centro de Informática do CEPEAD está em constante processo de modernização e atualização em termos de capacidade computacional, possui equipamentos de impressão e multimídia, comunicação em uma rede integrada com a FACE - UFMG (com domínio direto de Internet). Todos os alunos do CEPEAD recebem uma senha e passam a ter acesso direto aos recursos do laboratório e de casa (via "intranet"). Isso permite que tenham recursos locais e remotos para consultas de histórico escolar, programas e ofertas de disciplinas, desenvolvimento de seus projetos, trabalhos acadêmicos, artigos e demais oportunidades. Dispomos de uma biblioteca de aplicativos com softwares como: Via Voice (para aplicação em pesquisa Qualitativa), Acrobat etc. Viabilizamos, em rede, Sphinix para até quatro usuários simultaneamente, e bases de dados SABE e ECONOMÁTICA.

Sistemas disponíveis no Site do CEPEAD

Atualmente o Site do CEPEAD disponibiliza o Webmail, o CepeadNet, o Banco de Teses e o Banco de Oportunidades. O Webmail é o sistema onde os usuários da Rede Cepead utilizarão para enviar e receber o correio eletrônico. Cada usuário obterá um login (nome de usuário na rede) e uma senha (pessoal) que darão acesso aos e-mails.

O CepeadNet foi desenvolvido para os alunos acessarem os dados cadastrais, as disciplinas, freqüência, histórico etc.

O Banco de Teses é um sistema que possibilita ao usuário fazer pesquisas por assunto, nome, tipo e ainda efetuar o download em .pdf de dissertações/teses.

Empregos, consultorias, estágios estão disponíveis no Banco de Oportunidades possibilitando ao usuário consultá-los. Obs.: Os estágios, empregos e consultorias são de responsabilidade das empresas cadastradas.

Biblioteca

O Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - CEPEAD - conta com o suporte de duas bibliotecas, localizadas no prédio da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG: a Biblioteca Setorial da FACE e a Biblioteca do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - CEDEPLAR.

Biblioteca setorial da FACE

Criada em 1946, a Biblioteca Prof. Emílio Guimarães Moura, faz parte do Sistema de Bibliotecas da UFMG, composto de 28 bibliotecas setoriais, interligadas em rede. Seu acervo pode ser consultado através do endereço: http://www.bu.ufmg.br

Possui um acervo estimado em 41.138 mil exemplares (nov. 2003), entre livros, teses e dissertações e 713 títulos de periódicos, nacionais e estrangeiros, 9 assinaturas de jornais diários, além de assinatura de base de dados on-line (EBSCO) e acesso a recursos informacionais on-line (Portal CAPES).

Mantém bases de dados locais, disponíveis para consulta on-line, através dos terminais localizados na Biblioteca, ou de qualquer terminal ligado à rede interna da FACE, através de Login e Password específicos:

  • PERORI (Artigos indexados de periódicos nacionais de economia);
  • PFGV (Artigos indexados dos periódicos da FGV);
  • TEXTOS (Textos utilizados pelos professores nas disciplinas ministradas no semestre letivo).

Disponibiliza para o leitor através do serviço de pesquisa bibliográfica as seguintes bases de dados em Cd-Rom: Wilson Business Abstracts; Financial Times e o acesso ao Portal CAPES que oferece acesso aos textos completos de artigos em mais de 1800 revistas nacionais e internacionais e a onze bases de dados com referências e resumos de documentos, em todas as áreas do conhecimento.

Abriga as seguintes coleções especiais:

  • Mineiriana: acervo de obras, específico sobre Minas Gerais;
  • Memória Documental da FACE: acervo de obras publicadas pelo corpo discente/docente e funcionários. Documentos históricos e fotografias da FACE.

Além dos tradicionais serviços de empréstimo e orientação para localização de informações, a Biblioteca presta outros serviços aos seus leitores:

  • Pesquisa bibliográfica (manual e automatizada);
  • Normalização de documentos
  • Elaboração/correção de referências bibliográficas;
  • Comutação bibliográfica;
  • Treinamento de usuários;
  • Serviços de referência;
  • Sumários de periódicos correntes;
  • Intercâmbio de publicações;
  • Acesso à Internet;
  • Quadro de avisos;
  • Jornal mural.

Participa das seguintes redes e programas de informação:

  • Rede Bibliodata/Calco (Rede de catalogação cooperativa);
  • Programa COMUT ( Programa de Comutação Bibliográfica );
  • Catálogo Coletivo de Publicações Seriadas - CCN (Relaciona títulos e coleções de periódicos existentes as bibliotecas brasileiras).

A Biblioteca do CEDEPLAR apresenta um acervo de aproximadamente 14.500 exemplares, entre livros, teses e dissertações e 320 títulos de periódicos nacionais e estrangeiros. É disponibilizado aos usuários o acesso ao Portal CAPES de Periódicos Eletrônicos, que indexa inúmeros periódicos com texto completo e ainda hospeda diversas Bases de Dados referenciais como, por exemplo, a Web of Science, Econlit e Sociological Abstract.

As bibliotecas participam, juntamente com o sistema de Bibliotecas da UFMG, da Rede Bibliodata/Calco, com vistas à constituição da base de dados do acervo de monografias.

Os Mestrandos e Doutorandos podem ter acesso a todas as bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFMG, podendo nelas se inscrever como usuário regular, sendo atendido em todos os serviços. Além disso, foi feita, em 2001, uma revisão de todos os títulos atualmente utilizados pela Pós-Graduação. Estão sendo aplicados 10% da receita do Centro na aquisição e renovação do acervo.

Com a continuidade de recursos liberados pela CAPES e a transferência de receitas de Programas de Extensão do CEPEAD, o nosso Programa tem tido condições de melhorar muito a sua infra-estrutura.