O Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD) tem uma das mais elevadas reputações no meio acadêmico brasileiro na área de Administração, com desenvolvimento de pesquisas em alto nível, envolvimento interinstitucional e internacional. Como parte do reconhecimento público deste mérito, a Capes atribuiu ao Programa o Conceito 6 (o máximo é 7).

O Cepead está voltado aos diversos níveis de formação acadêmica e profissional, além dos Programas de Mestrado e do Doutorado em Administração, bem como com o Curso de Especialização em Gestão Estratégica (CEGE).

O Curso de Especialização em Gestão Estratégica (CEGE) objetiva contribuir para o aperfeiçoamento dos diversos níveis de profissionais do mercado na área de gestão. É ofertado desde 1993, vinculado ao Colegiado de Coordenação do Programa e são por ele geridos. Desde então, 144 turmas já foram concluídas e mais de 4.700 profissionais já desempenham suas atividades profissionais com sucesso no mercado.

Em maio de 2007, o CEGE, mantendo a linha de qualidade do Cepead, foi reconhecido pelo Sistema de Acreditação da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD, atestando a qualidade do curso de especialização. O corpo docente é formado, em sua maioria, por professores da própria Universidade Federal, grande parte com titulação no exterior e larga experiência profissional e docente, além da atuação com pesquisa e consultoria. Soma-se à excelência desses profissionais professores convidados que atuam em empresas e instituições do mercado, experiência relevante para os alunos do Curso de Especialização em Gestão Estratégica.

O que só um curso no CEGE/UFMG pode oferecer?

TRADIÇÃO: A UFMG é a melhor universidade federal do país (segundo o Rank Universitário da Folha - RUF) e foi criada em 1927. O Curso de Especialização em Gestão Estratégica (CEGE) foi fundado em 1993 e alia tradição e inovação sem perder o lado humano e a formação ética. O curso conta com 144 turmas concluídas e mais de 4.700 profissionais atuando com sucesso no mercado. Isso significa reconhecimento profissional e garantia de uma formação de excelência.

INFRA ESTRUTURA: além de salas equipadas com modernos equipamentos multimídia, completa estrutura de laboratórios, o curso do CEGE é realizado na FACE/UFMG, contando com amplo ESTACIONAMENTO GRATUITO para os alunos. Os alunos do CEGE tem acesso a um amplo sistema de 25 bibliotecas setoriais com mais de 40.000 livros, 8.000 materiais especiais (audiovisuais, slides, partituras, fitas de vídeo, documentos de arquivo, fotografias etc), 30 mil publicações periódicas, nacionais e internacionais. Enfim, um UNIVERSO DE CONHECIMENTO ao seu alcance. E mais: você estuda no campus da UFMG, em meio a 8 hectares de área verde e um ambiente que ajuda a quebrar a rotina urbana e trazer a PAZ DE ESPÍRITO e o FOCO para que você aprenda ao máximo no curso.

INTERNACIONALIZAÇÃO: A UFMG é reconhecida internacionalmente pela excelência do Ensino e da Pesquisa. Mais de um terço dos professores do CEGE tem título de PhD (Philosophiæ Doctor) e mais da metade são Doutores em renomadas instituições de ensino do mundo, tais como Harvard University (Estados Unidos), Cambridge (Inglaterra), Kelley School of Business (Estados Unidos), Université Pierre-Mendès (França), University of Lancaster (Inglaterra), Aston Business School (reino Unido), Universidad Complutense de Madrid (Espanha), Université Pierre Mendes e ISEG/UTL (Portugal), dentre outras. Além disso, no ambiente do CEGE existe uma troca cultural constante, através de cursos, projetos, eventos e Luzes do campus. [Foto: Paulo Borges]intercâmbios que são promovidos por professores do CEGE, seja através dos cursos de pós-doutorado no exterior que muitas muitos buscam sua atualização, ou pelo constante fluxo de professores estrangeiros visitando o departamento. Isso se revela uma oportunidade única para alunos interessados em expandir seus horizontes e se internacionalizar. E toda esta movimentação garante a UFMG a 3.º posição em termos de internacionalização em Minas Gerais (http://ruf.folha.uol.com.br/2015/ranking-de-universidades/ranking-por-internacionalizacao/).

INTEGRAÇÃO COM MESTRADO/DOUTORADO: O CEGE se encontra dentro da estrutura do CEPEAD (Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração) considerado pelo MEC como um dos três melhores cursos de mestrado e doutorado em administração do Brasil (conceito CAPES 6). Isso significa que os alunos do CEGE compartilham experiências com mestrandos, doutorandos e professores e tem oportunidade de integrar grupos e projetos de pesquisa. Este é o ponto de partida para ingressar em uma carreira acadêmica para aqueles que se interessam pela docência e pesquisa. Não por acaso, muitos ex-alunos do CEGE seguem seus estudos no mestrado e doutorado no CEPEAD e se tornam docentes e pesquisadores.

Escolhi o CEGE pelo corpo docente e prestígio da instituição. Encontrei muito aprendizado, excelentes professores e o conhecimento para iniciar uma nova carreira: a acadêmica. O curso possibilitou o início de minha carreira como pesquisadora e professora.
Cátia Avelar, doutoranda em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais e ex-aluna do CEGE (ênfase em Marketing)

DIVERSIDADE & FORMAÇÃO CIDADÃ: No CEGE UFMG nos preocupamos não somente com a formação de profissionais competentes, mas também em oferecer uma visão ampliada de mundo, que integra cidadania e instiga reflexões sobre o papel social do individuo/aluno na comunidade. O aluno do CEGE emerge em um ambiente de respeito às diferenças e a diversidade, que permite a construção de uma mentalidade profissional e socialmente conscientes.