A criação do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - CEPEAD - da UFMG veio possibilitar a estruturação, ao nível institucional, de um espaço para o desenvolvimento e a consolidação e áreas de conhecimento no campo das Ciências Administrativas.

Apoiado na trajetória do Mestrado em Administração, pontuado por crescimentos e ajustes ao longo de sua história conferindo-lhe padrões de alta qualidade, a Pós-Graduação em Administração da universidade Federal de Minas Gerais oferece os três níveis, complementares ou alternativos:

Especialização em Gestão Estratégica
Mestrado, com áreas de concentração em:

  1. Finanças
  2. Estratégia, Marketing e Inovação
  3. Gestão de Operações e Logística
  4. Estudos Organizacionais e Sociedade
  5. Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
  6. Gestão Organizacional e Tecnologias Gerenciais

A decisão de se criar o Programa de Doutorado em Administração apoiado em Linhas de Pesquisa já consolidadas no Departamento de Ciências Administrativas deverá permitir a atualização e o acompanhar contínuos das diversas tendências e percursos dos estudos na área organizacional e administrativa. Acrescenta-se, ainda, a possibilidade de ajuste face à disponibilidade e especializações do saber coletivo do corpo docente do Departamento. Assim, o Doutorado em Administração da UFMG poderá conservar a energia, o dinamismo e a modernidade, próprios da sua fase de criação, nas décadas vindouras.

O CEPEAD também tem-se referenciado no acerto, demonstrado pela história recente no Brasil, de se criar uma rede ao nível de Pós-Graduação compatível com um desenvolvimento auto-sustentado e em contínua interação com os principais centros de conhecimento do mundo, ampliando a base da sabedoria científica existente e criando uma nova referência educacional e técnica, de valorização do saber e reconhecimento das potencialidades humanas.

A atual conjuntura econômica e o desenvolvimento do conhecimento no campo das Ciências Sociais aplicadas vêm impulsionar mudanças na prática social das organizações. Esse movimento favorece a produção e adoção de novas tecnologias organizacionais e o crescimento do exercício analítico e crítico, criando espaços, desafios e demandas de pesquisas, reflexão e produção de conhecimento nesta área.

Considerando esse contexto, o CEPEAD se propôs aceitar esta missão dentro de preceitos de excelência e a favorecer a produção de contribuições significativas através da formação de quadros técnicos e acadêmicos altamente preparados para os desafios e exigências que se impõem aos novos tempos.